Que agulhas comprar?

postado em: Primeiros passos | 1

Esta é provavelmente uma das primeiras perguntas que surge na cabeça de quem quer dar os primeiros passos no tricot. Não se preocupe se não souber por onde começar. Nós damos uma ajuda!

Existe no mercado uma variedade muito grande de agulhas para tricotar: várias cores, vários materiais, vários tamanhos, etc. Dependendo do tipo de projeto que estiver a criar, e do tipo de lã que usar, haverá tamanhos mais adequados do que outro. Mas no que diz respeito à cor e ao material, tem mesmo a ver com o gosto de cada um. Vamos detalhar um pouco as características de cada uma, para ajudá-la à escolha do material:

Agulhas de plástico

São as mais baratas, encontra-as em qualquer loja uma vez que são as mais comuns. As agulhas em plástico tendem a agarrar um pouco o fio, o que faz com que sejam ótimas se trabalhar com fios muito finos, pois evitam que os pontos escorreguem muito. São agulhas bastante duráveis, sem necessidades especiais de manutenção.

Agulhas de acrílico

São muito semelhantes à agulhas de plástico. Se gostar de trabalhar com as de plástico, gostará também de trabalhar com estas. Ultimamente os fabricantes de agulhas de acrílicos têm apostado (e bem!) na produção de agulhas coloridas, transparentes (divertidas!).

Agulhas de metal

São muito duráveis e o fio desliza maravilhosamente. Quem costuma apertar muito os pontos vai adorar estas agulhas, uma vez que o trabalho é facilitado pelo bom deslizamento do fio. Se tricotar pontos mais largos vai precisar de ter mais atenção para os pontos não escorregarem. Outro inconveniente das agulhas de metal é o seu peso; quando as agulhas são mais grossas (números mais elevados) tornam-se muito pesadas e por isso mais difíceis de manusear.

Agulhas de bambu

Predem o fio na medida certa, permitindo um bom trabalho. São duráveis e  bonitas.

Agulhas em madeira

Muito bonitas, e mais “fashion” do que as agulhas em plástico ou em metal, mas são no entanto mais frágeis. São muito semelhantes às agulhas em bambu do que diz respeito ao deslizamento do fio. As agulhas de madeira requerem alguma manutenção tal como limpeza com um pano em flanela e evitar qualquer tipo de humidade!

Como vê, todas têm as suas características, opte por aquela que a deixar mais confortável. Sugerimos pedir umas agulhas emprestadas antes de se lançar na compra das suas. Se não tiver ninguém que lhe empreste um par de agulhas, peça para experimentar na loja! Experiemente diversos tipos, sinta-lhe a textura, o peso, e opte por aquelas que mais gostar!

Imagens via Pinterest

Uma resposta

  1. […] Nesta altura já deve ter escolhido o tipo de material das suas agulhas (aqui). […]

Deixe uma resposta