Montagem da 1ª carreira de pontos

postado em: Primeiros passos | 0

Todos os trabalhos em tricot começam invariavelmente com uma primeira carreira de pontos. O número de pontos vai depender do projeto em que estiver a trabalhar, mas a técnica será sempre a mesma.

Antes de mais coloca-se o fio ao pescoço: a ponto ligada ao novelo fica do lado esquerdo, enquanto a ponta “solta” fica do lado direito.

De forma a calcular aproximadamente o comprimento da lã que irá necessitar, há um pequeno truque muito simples e que funciona muito bem: enrole a lã à volta da agulha, tantas vezes quantos pontos irá necessitar (ver no vídeo). Quando tiver as voltas todas, acrescente mais um pouquinho de lã e retire da agulha, marcando o sítio onde começou a enrolar.

Depos segure os dois fios de lã com a mão esquerda. O fio que fica do seu lado esquerdo é apanhado apenas para manter alguma tensão no fio e permitir trabalhar melhor. Todo o trabalho é feto com o o fio do lado direito.

Com o dedo indicador levante o fio direito e passe a agulha como mostra o vídeo. Com o polegar passe o fio por cima da agulha e puxe a laçada com a agulha. Acabou de dar o primeiro nó!

Daqui em diante apenas necessita de repetir este passo tantas vezes quantos pontos tem a sua primeira carreira. No vídeo montamos 10 pontos.

No final terá um pedacinho de lá que irá sobrar. Não o corte, pois irá ajudar a reconhecer o direito e o avesso da peça.

 

 

 

Deixe uma resposta